As mais de 6 milhões de Micro e Pequenas Empresas respondem hoje por 27% do PIB brasileiro, segundo o SEBRAE. Este
importante setor da economia brasileira vem buscando, cada vez mais, soluções e
tecnologias que se adequem ao seu modelo de negócios e atendam suas demandas e,
por isso, nos deparamos a cada dia com mais
fabricantes de TI desenvolvendo soluções exclusivas e com beneficios
diferenciados para este setor.
Lamentavelmente, no início dos anos 2000 os fabricantes de TI
acreditavam que as soluções ideais para este segmento, o SMB (empresas
que possuem até 499 empregados), teriam suas necessidades atendidas pelos produtos já disponibilizados no
mercado e com custos incompatíveis com o poder de compra dessas organizações.
Vale lembrar que, na ocasião, este segmento não conseguia
garantir um volume de consumo que fizesse com que os grandes fornecedores investissem
na personalização dessas soluções. O que víamos eram ofertas corporativas
adaptadas, que na prática se distanciava da realidade e da necessidade organizacional
das pequenas e médias empresas.
É evidente que o segmento de SMB precisa muito mais do que
ofertas ajustadas, ele precisa de soluções de TI que coloquem sua capacidade de
produção em paridade com grandes corporações e, ao mesmo tempo, com investimentos
compatíveis com a realidade dessas empresas que enfrentam pesadas obrigações
legais, como: folhas de pagamento, alta carga de impostos e uma economia geral pouco
estável.
Diante deste cenário, uma grande tendência do mercado de TI,
as soluções em cloud computing, ou na
nuvem, vem se mostrando uma grande oportunidade para a democratização das soluções
em tecnologia que contribuem com uma melhor governança nas empresas de todos os
segmentos. Sem dúvidas, as soluções na nuvem são ferramentas eficientes e de
baixa complexidade que auxiliam o gerenciamento de qualquer organização, pois
se ajustam a qualquer tipo de negócio, seja ele um pequeno comércio ou uma
multinacional.
O fim da necessidade de investimentos em infraestutura
pesada, como servidores e a possibilidade de disponibilizar informações e
acessso a colaboradores remotos em qualquer lugar (mobilidade), faz com que as SMB tenham a possibilidade de
consumir, serviços de alta qualidade que realmente trazem diferenciais
competivos ao seu business.
O desafio agora é fazer com que as ofertas na nuvem seja
apresentadas de maneira coerente e personalizadas ao pequeno e médio
empresário, que certamente tem uma série de dúvidas e receios relacionados a
continuidade do seu negócio e a capacidade de evoluir de acordo com o que o
mercado demanda.
Amanda Almeida é diretora de Marketing da
Brasoftware e desenvolve a estratégia de comunicação e gestão de ofertas para o
segmento SMB da empresa há mais de 15 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário