quinta-feira, 29 de março de 2018

Transformação Digital no mercado AEC


O momento é agora!

O mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) é responsável por aproximadamente de 6,2% do PIB brasileiro e cerca de 2,6 bilhões de empregos no país, mas  ao mesmo tempo é um mercado que sofre muito para tentar ganhar produtividade no canteiro de obras e reduzir custos

O processo de transformação digital vem impactando todos os mercados ao redor do mundo, exemplos: a maior empresa de transportes do mundo que não possui um carro sequer (UBER), empresas varejistas sem lojas (Alibaba) e bancos sem agências (Nubank), entre vários outros exemplos.

Como a tecnologia pode ganhar escala dentro dos canteiros de obras e de fato transformar o mercado da Construção?

A princípio devemos dividir a construção civil em três setores, a saber: o primeiro seria o de projetos, nos quais o BIM (Building Information Modeling) já possui certa escala e vem alterando significativamente o mercado; o de obras, nos quais as tecnologias cognitivas podem e devem ser utilizadas em larga escala para tornar as obras mais inteligentes; e o terceiro seria o de operações, talvez onde as tecnologias estejam mais maduras.

Analisando apenas a parte de obras dentro da construção civil, encontramos os maiores desafios e ao mesmo tempo as maiores oportunidades. Um dos grandes desafios para a implementação de tecnologias se faz necessário o uso da conectividade (internet) nos canteiros e em muitas vezes isto até os alcança, mas não com grande qualidade. As maiores oportunidades porque é uma operação essencialmente manual nos quais a informatização e automação podem trazer diversos ganhos de produtividade.

Como e quais tecnologias utilizar?


Dentro do processo de transformação digital podemos utilizar diversos tipos de tecnologia tais como:
  • Serviços Cognitivos - para reconhecimento facial com controle de efetivo do campo auxiliando no processo de HST (Higiene e Segurança do Trabalho) e redução do passivo trabalhista;
  • Internet of Things (IoT) - para conexão e desenvolvimento de prédios inteligentes de forma democrática;
  • Business Intelligence e Chatbots - com soluções que conectam diversas fontes de dados e o ativo de construção de anos de construção para melhor tomada de decisão.

Um exemplo de aplicabilidade: saber qual o índice histórico de consumo de concreto nas suas obras apenas com uma pergunta.

Todas as tecnologias citadas acima estão acessíveis e podem ser utilizadas atualmente sem grandes esforços de desenvolvimento e customização, é algo que irá revolucionar a construção civil e auxiliar no processo de diminuir a distância tecnologia desta indústria para todas as outras do mercado.

Quer saber mais?


Nenhum comentário:

Postar um comentário