sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Atenção Zika Virus causa vírus em seu ambiente tecnológico!

Cuidado com os Phishings!

Como todos nós temos acompanhado pela mídia, o Brasil está sofrendo com um grande surto do Zika Virus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, como é um assunto muito relevante para os brasileiros e que está a todo instante na mídia, os crackers aproveitam para a geração de phishings que espalham tipos de malwares propagando essa informação.

A intenção de crackers realmente é alcançar o maior número de pessoas possíveis para causar infecção e propagação de forma mais rápida da sua ameaça com o foco de ganhar dinheiro em cima de uma notícia que está disseminada pelo Brasil inteiro.
Além disso as empresas costumam enviar e-mails para seus clientes, funcionários, parceiros a fim de notificar, dar instruções e recomendações para que diminua o surto do vírus, e é nesse momento que pessoas má intencionadas começam a agir e escrever e-mails com conteúdo relevantes para que chame a atenção e o usuário clique para continuar a ler as supostas informações.

Mas o que é são Phishings?

Phishings são e-mails que trazem assuntos relevantes para os usuários, com o intuito de chamar a atenção e direcionar para uma página onde poderá capturar informações como CPF, dados pessoais importantes ou até mesmo infectar a máquina do usuário com um malware potencial que também abrirá portas para o roubo de informações, lembrando que a maioria das ameaças são intencionadas para ganho de dinheiro por parte de quem à desenvolve, a época de que uma ameaça foi feita apenas para reiniciar uma máquina, enviar mensagens, já não tendo o foco desse tipo de consequência.

Abaixo exemplo de Phishing para um usuário que não tem conta no Banco Votorantim e recebe um email dizendo que seu limite foi aumentado e solicitando cadastro:


Desta forma ao acessar esse e-mail ele tem a capacidade de solicitar dados confidencias ou até mesmo influenciar o usuário a fazer um download causando infecção de sua máquina.
Outra forma de Phishing é oferecer ganhos surreais para usuários da internet, conforme email abaixo, pedindo cadastro para o usuário:


Segundo a Symantec Corporation, está circulando no Brasil uma nova campanha de spam malicioso, que visa infectar as máquinas de usuários com o malware JS.Downloader. O email chega até a caixa do usuário com o seguinte título “ZIKA VIRUS! ISSO MESMO, MATANDO COM ÁGUA!”. Esse email utiliza imagens e textos retirados de uma matéria publicada no site Saúde Curiosa, e como mencionado acima leva o usuário até uma outra página como um botão clique aqui, também com instruções para fazer donwload do arquivo para continuar a leitura ou até mesmo com um arquivo em anexo.

E qual o risco de se ter um JS.Downloader em sua máquina?

Os problemas são vários, desde um crash em sua máquina até perda de dinheiro, isso porque o JS.Downloader abre várias portas para que outros malwares façam a infecção da máquina, sim, ele é usado para o download de backdors e softwares maliciosos que trarão grande problemas para o seu dia a dia como usuário e também de sua corporação que poderá sofrer algum tipo de invasão.

Como se proteger e proteger os seus usuários?
  • Envie um e-mail informativo sobre o phishing que pode causar infecção no ambiente;
  • Tenha a proteção de endpoint sempre atualizada com as últimas vacinas;
  • Quando abrir um email, verificar para qual link está sendo direcionado, antes de clicar no link, para isso basta encostar o mouse no “Clique Aqui”;
  • Evite acessar qualquer tipo de site ou abrir qualquer tipo de informação, busque sempre informações em portais confiáveis como o site da Organização Mundial da Saúde.
Fique atento aos e-mails recebidos e mantenha as pessoas de sua corporação atualizadas sobre o surto de vírus que uma notícia pode causar dentro do seu parque ou de seu ambiente doméstico.

Leonardo Nascimento
Especialista Brasoftware - Segurança, Virtualização e Disponibilidade de Dados





Nenhum comentário:

Postar um comentário