segunda-feira, 7 de março de 2016

(In)Disponibilidade x Continuidade dos negócios

(In)Disponibilidade x Continuidade dos negócios

Em Dezembro de 2015, durante a conferência mundial do Gartner “Gartner’s 2016 CIO’s Tech Priorities”, foi apresentado quais são as prioridades para os CIO’s do mundo em 2016, são elas:



1 – BI/Analytics
2 – Cloud
3 – Mobile
4 – Digitalization/Digital Marketing
5 – Infraestrutura/Data Center
6 – ERP
7 – Segurança
8 – Aplicativos específicos da Indústria
9 – CRM
10 – Redes/Voz/ Dados

Nestes dados, é possível observar que as empresas estão cada vez mais se preocupando com assuntos pertinentes a inovação, como mobilidade e Cloud, exploração inteligente de dados como BI, fatores que são extrema importância não apenas do ponto de vista tecnológico, mas também estes fatores cada vez mais determinaram a velocidade no qual as empresas se desenvolveram e atingiram mais clientes ao redor do mundo.

Porém um ponto que chama atenção atualmente, é o fato de que muitas empresas investem em diversas novas tecnologias, como CRM, BI, Mobile, por exemplo, mas não dão a devida importância com relação à disponibilidade destes serviços no ambiente, e o pior, muitas empresas não tem a mínima noção de quanto custa cada minuto de determinadas indisponibilidades dentro de seus ecossistemas. Intitulado de Global Data Protection Index, o levantamento realizado pela Vanson Bourne em 2014, consultou 3,3 mil responsáveis por TI em empresas de médio e grande porte, de setores públicos e privados em 24 países, no Brasil foram consultadas 125 organizações, e foi constatado um prejuízo acerca de U$26 bilhões, devido a indisponibilidade de ativos, no mundo estima-se o montante de US$ 1,7 trilhões.

A Disponibilidade do ambiente muitas vezes é tratada como um fator superficial, não sendo atribuídos os devidos investimentos necessários para que o ambiente tenha soluções capazes de suprir a demanda, empresas optam por utilizar soluções que não possuem a capacidade exigida pelo negócio, e como consequência, trazem para sua administração de TI problemas relacionados a backups, replicação, arquivamento, acarretando em prejuízos financeiros e até problemas legais em casos mais críticos. No Brasil é algo comum nos depararmos com ambientes nos quais nunca foram traçados períodos de RTO (Return Time Objective), e RPO (Recovery Point Objective), ou seja, nunca foram estimados tempo máximo de recuperação de determinados serviços (RTO), e também a quantidade máxima de informações que podem ser perdidas em casos de desastres (RPO).

Claro que o assunto Disponibilidade é algo relativo dentro das empresas, variando pelo tipo de negócio, para algumas empresas o valor da informação é muito maior do que para outras, entretanto, independentemente do tamanho ou nicho de mercado, a disponibilidade das informações é vital para a manutenção, crescimento e continuidade dos negócios, e para que isto seja uma realidade, se faz necessário a atenção dos responsáveis para soluções adequadas, que caminhem com estratégias inteligentes de administração e armazenamento dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário