quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

A dependência dos sucessos empresariais


É difícil afirmar em qual momento específicos nos últimos 16 anos, a indústria sofreu uma importante acelerada em seu modelo de negócio, mudança esta impulsionada pela tecnologia da informação e seus avanços.

Talvez tenha sido no momento que o site de busca do Google foi lançado em julho de 2000; ou quando o Facebook foi criado em 2004.
Quem sabe na criação do Skype em 2003, Google Maps e Youtube em 2005, iPhone 2007, Androide 2008, Twitter 2006 entre outras diversas inovações importantes que se acoplaram a Internet e outras tecnologias já desenvolvidas em anos anteriores. 
Essa virada tornou concorrentes ate então distantes em milhares de quilômetros próximos demais, inovações complexas de serem replicadas deixarem de ser tão exclusivas em semanas, novas oportunidades de negócios surgirem em continentes aonde o acesso as informações estratégicas eram extremamente limitadas.

Essa transformação no cenário comercial fez com que as empresas passem a usar a tecnologia de forma mais orientada aos negócios da companhia, visando expansão de lucros e otimização de recursos como nunca se viu antes.
Com a evolução os fornecedores de tecnologia tiveram que reinventar seus modelos de relacionamento e comercialização de softwares e serviços.

Essa readequação ajudou na criação das opções de comercializações baseada em consumo por demanda, otimizando recursos e investimento das empresas no que tange custos ligados a tecnologia da informação. Podendo as empresas pagarem apenas pelo que consome não deixando mais investimentos fixos em software e hardware dentro de seus orçamentos anuais.

Outra evolução foi o surgimento de modelos tecnológicos expansivos e mais flexíveis, que permitem as empresas utilizarem infraestrutura adicional no momento que quiserem.
Essa infraestrutura adicional pode ser o transbordo para um sistema utilizado para um projeto, uma cota de servidores que serão utilizados em um caso de emergencial, ou qualquer outra necessidade que precise de flexibilidade e rapidez evitando dificuldades.

Para atender melhor seus clientes, revendedores e distribuidores de software, hardware e serviços de tecnologia tiveram que evoluir junto com o mercado, transformando seus vendedores transacionais que eram profundos conhecedores de tecnologia, em consultores de negocio com fundamentos tecnológico sólidos.

Entender do negocio dos seus clientes e como eles podem ser sustentados através das tecnologias atuais, passou a ser o alicerce primário do novo gerente de conta ou Accont Executive.
O mesmo passou a seguir o direcionamento de vendas orientado a entregar tecnologias que gerem lucros para seus clientes e ou reduzam grandes custos operacionais.
As derivativas destes alicerces também se tornaram importantes, como ganho de diferenciais competitivos para seus clientes, proteção de dados sensíveis ao negocio (PhD),  e outras formas indiretas de garantir lucro ou reduzir perdas.

Em um cenário extremamente competitivo para a indústria, a escolha dos fornecedores de tecnologia que entendam profundamente do negocio de seus clientes e, que consigam trazer através do seu expedisse formas criativas, e ou lucrativas para auxiliar as empresas a atingir mais facilmente seus objetivos tem sido um dos fatores decisivos para seleção de um parceiro.

Fabricantes, revendedores e distribuidores do sertor de tecnologia estão investindo massivamente no treinamento e aperfeiçoamento de suas equipes de vendas; Ja que atender clientes que atuam em seguimentos de alta competição, ganhou uma relevancia maior na auto sustentação de seus proprios negocios.

Se seus clientes não vencem seus desafios, voce será afetado diretamente, pois a tecnologia tem sido um dos principais diferenciais competitivos de qualquer industria. 


Abílio Pettenazzi - Gerente de Estratégias e Soluções Cloud

Nenhum comentário:

Postar um comentário