segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Perderemos o termo "cloud" para a revolução ?


Com a popularidade do “cloud computing”, pode parecer arriscado dizer que tudo está prestes a mudar, mas isso é exatamente o que acontece com a tecnologia e inovação. Assim que o mundo começa a se familiarizar com os termos, eles se transformam. A sensação de que avançamos muito com as tecnologias disponíveis hoje, é a sensação natural da transformação digital.

Mostrar, na prática, como essa sensação pode afetar a visão das tecnologias já produzidas foi a proposta da Citrix, em parceria com a Censuswide – consultoria de pesquisa de mercado, que exploraram essas percepções e atitudes contrastantes em relação à nuvem. Foram questionados 750 líderes do setor de TI em empresas com 250 ou mais funcionários, , e também uma pesquisa com 1.000 jovens de 12-15 anos para identificar a perspectiva da próxima geração, demonstrando como resultado que, a opinião de quem está no mercado atual é espontaneamente a premissa de jovens que tomarão o mercado nos próximos anos.


Em 2025, ano estipulado pelas respostas das pesquisas, 26% dos líderes de TI acreditam que o termo será obsoleto, distante de acreditar que, o mercado, não engolirá qualquer outra forma de disponibilizar dados e gerenciar arquivos. Teremos em breve, uma modernidade tão dependente e acostumada com a nuvem, que não faremos distinção.

Norteiam essa afirmação os resultados positivos encontrados no mercado atualmente, como por exemplo, uma produtividade melhorada, custos menores, melhor segurança, desempenho aprimorado. Não há dúvida de que a nuvem como um conceito já está enfraquecendo, assim como os serviços estão sendo invisivelmente incorporados em práticas comerciais tornando cada vez mais real a falta de distinção.

Será interessante ver como as percepções das nuvens irão se desfazer, com certeza é resultado da evolução tecnológica, ainda mais, quando a geração atual que entrará no mercado de trabalho a usa com tanta facilidade.

Fonte: Blog Citrix

Nenhum comentário:

Postar um comentário